O Ministério da Fazenda finalizou nos últimos dias a proposta de um projeto de lei (“PL”) que visa uma série de alterações na Lei das S.A. (Lei nº 6.404/76, conforme alterada), criando, em breve síntese, mecanismos para maior segurança aos investidores e transparência ao mercado.

Dentre as principais alterações propostas, estão a possibilidade de ressarcimento de acionistas minoritários e debenturistas em caso de dano causado por administradores ou controladores de companhias abertas (incluindo casos de fraude contábil).

Além disso, o PL objetiva vedar o sigilo de arbitragens e levar acordos para votação em assembleia. O PL estabelece, ainda, novos poderes à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), como a prerrogativa de solicitar buscas em casos sob investigação (a exemplo do que já ocorre no CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Caso aprovado o PL em questão, seria a maior alteração na Lei das S.A. dos últimos 20 anos. O PL em questão seguiu recentemente para a Câmara para análise e votação.

Saiba mais em:

https://valorinveste.globo.com/noticia/2023/06/02/fazenda-propoe-mudancas-na-lei-das-sa-para-proteger-acionistas-minoritarios.ghtml

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/06/mudanca-em-lei-das-sa-propoe-punir-administradores-de-empresas-em-caso-de-fraude-contabil.shtml#:~:text=O%20projeto%20de%20lei%20elaborado,superior%20a%20R%24%2050%20milh%C3%B5es.